ANÁLISES CLÍNICAS
Os exames de análises clínicas são as principais formas utilizadas pelos médicos para complementar o exame clínico e acompanhar as condições de saúde de um paciente.
Além dos postos de coleta de fluidos (laboratórios, clínicas e outras unidades), as análises clínicas são marcadas pelo trabalho dos profissionais e tecnologia envolvidos.
As análises clínicas são um conjunto de exames com a finalidade de verificar o estado de saúde de um paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros.
A análise é feita através do estudo de material biológico colhido do paciente, como por exemplo, sangue, urina, saliva, fezes, esperma, fragmentos de tecido, líquido sinovial, pleural, líquido cefalorraquidiano, pus, etc. A coleta pode ser feita no próprio laboratório onde são feitas as análises ou em locais como um hospital, clínica, postos de coleta ou até mesmo no domicílio e local de trabalho do paciente.
Os laboratórios de análises clínicas estudam cada uma dessas amostras em setores específicos, conforme o composto bioquímico ou suspeita clínica que se pretende investigar. Alguns exemplos de setores são: bioquímica; hematologia; imunologia; microbiologia parasitologia e uroanálise.
A sorologia representa a pesquisa de anticorpos. A Fração IGM são aqueles de fase aguda da doença que terá sua sensibilidade aumentada a partir do 7º dia com a presença ou não dos sintomas clínicos.
Teste para o novo coronavírus feito a partir do recolhimento de secreções da região da nasofaringe e da orofaringe.
Resultado em até 24 horas, exame indicado para quem tem urgência em obter o resultado.
Países pelo mundo já começaram a abrir suas fronteiras para quem voa do Brasil, mas não sem antes implementar procedimentos sanitários e de segurança.
O exame de sorologia para dengue é usado para determinar se uma pessoa foi infectada com o vírus.
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo detectar organismos dentro das amostras de fezes.
A glicemia de jejum é um exame que mede o nível de açúcar no seu sangue naquele momento.
No sistema ABO existem quatro tipos de sangue: A, B, AB e O.
O exame anti-HCV é de extrema importância.
A hemoglobina (Hb) é uma proteína normalmente presente nas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), cuja função é transportar oxigênio para os tecidos.
O hemograma compreende a contagem e a qualidade das células do sangue periférico: hemácias, leucócitos e plaquetas.
O exame do HIV é feito a partir da coleta de sangue.
Esse exame mede a quantidade de insulina no sangue.
Perfil lipídico, também conhecido como lipidograma, é o exame de sangue capaz de determinar a quantidade de lipídios na circulação sanguínea.
Durante a gestação, ocorre a transferência de nutrientes, vitaminas e outras substâncias da mãe para o feto através da placenta.
A sífilis é uma infecção de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada por uma bactéria denominada Treponema pallidum.
O exame de T3 avalia o funcionamento da tireoide.
O T4 livre (tiroxina livre circulante no sangue) é um hormônio produzido pela glândula tireoide.
O exame TAP (Tempo de Atividade da Protombina) avalia a coagulação sanguínea.
O exame toxicológico é obrigatório para renovação, emissão e alteração para motoristas habilitados nas categorias C, D e E da CNH e para motoristas de empresas nas contratação e desligamento destes profissionais em regime de CLT das mesmas categorias de CNHs.
O TSH, sigla para hormônio estimulante da tireoide, é um hormônio produzido na hipófise.
O EAS é o exame de urina mais simples.
O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015.