A tipagem sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Além de facilitar na hora do atendimento, também é importantíssimo saber o tipo sanguíneo para doações de sangue, transfusões e para o período gestacional. A tipagem sanguínea é feita por meio de exame laboratorial. Para isso, é coletada uma amostra de sangue em laboratórios de análises clínicas.
O sangue humano pode ser classificado entre 4 tipos diferentes (A, B, AB, O), além de 2 fatores Rh (negativo e positivo). A principal razão de termos essas informações sobre o tipo, presença ou ausência de proteínas específicas na membrana das hemácias é a possibilidade de precisarmos de transfusão de sangue ou hemocomponentes. O nosso sistema imune entende como adequadas apenas as proteínas de membrana que o corpo possui. Se recebermos hemácias com proteínas de membrana diferentes das nossas, as células de defesa reconhecerão como um potencial invasor e as destruirão. O sistema imune reage de tal forma a essas proteínas diferentes que a transfusão de sangue de outro tipo pode nos levar à morte. Por outro lado, existem aqueles tipos sanguíneos que não apresentam proteínas de membrana, por isso o sistema imune não tem o que reconhecer, logo a transfusão ocorre normalmente.
A informação sobre o tipo de sangue pode ser vital é em casos de acidente mais graves, com perda significativa de sangue. Nessas situações emergenciais, nem sempre há tempo de enviar uma amostra de sangue para o laboratório para descobrir o seu tipo e fator Rh. Por esse motivo, ter essas informações disponíveis na carteira, por exemplo, pode agilizar o atendimento e salvar a vida da pessoa.
Realize seus exames aqui no BASTOSLAB!!